home    

Get Adobe Flash player

Portugal

Página siguiente [1]



Ciganos: Falta de informação fomenta discriminação contra comunidade Roma
Por Anabela Seabra

A falta de conhecimento dos valores e do modo de vida da população cigana faz com que esta seja uma das minorias étnicas que mais sofre os efeitos da exclusão social.



Curso de Educação Para a Cidadania. Formação Cívica

Um espaço que procura estimular uma reflexão sobre a vida em sociedade e as diferentes formas de contribuir para a melhor, tendo em vista incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos orientada por valores como Justiça, Igualdade, Tolerância e Solidariedade.



Educação Intercultural
Entreculturas. ACIME. Alto comissariado para a imigraçao e minorias étnicas

A equipa vinda do Secretariado Entreculturas integra, desde Março 2004, o ACIME. Foi criado o Gabinete de Educação e Formação, alargando assim o campo de intervenção e trazendo novas valências ao Acime. O Secretariado Entreculturas foi criado, em 1991, pelo então Ministro da Educação, Eng. Roberto Carneiro. A crescente diversidade étnico-cultural da população nas escolas portuguesas tornava premente a necessidade de dar respostas pedagógicas que promovessem uma maior igualdade de (...)

Em busca da Interculturalidade entre Mulheres Ciganas e Padjas na Educação
Helena C. Araújo, Laura Fonseca, Maria José Magalhães & Carlinda Leite

Neste artigo, procura-se aprofundar um conhecimento sobre os sentidos que mulheres e raparigas ciganas e padjas atribuem à sua existência no quotidiano, e em particular aos tempos e espaços escolares. A pesquisa, desenvolvida na área do grande Porto e distrito de Aveiro, com jovens ciganas e lusas numa Escola EB23 e com pessoas adultas de ambas as comunidades a frequentar o Ensino Recorrente.



Gente Acolhedora, projecto Equal

O projecto foca a temática da imigração nomeadamente na prevenção na discriminação racial e étnica. Dado o aumento significativo do número de imigrantes a procurar o distrito de Portalegre para residir e trabalhar tornou-se pertinente o desenvolvimento de um projecto que procure responder às necessidades e expectativas atenuando dificuldades que se verificam na integração na comunidade local.



Imigração - os mitos e os factos. Brochura

Esta brochura pretende desmitificar a realidade da Imigração em Portugal, tantas vezes, erradamente, associada à violência, ao desemprego e ao crime, esta brochura, incitando à participação activa do leitor, através de uma bateria de 8 perguntas.



Integração escolar de minorias étnicas e de luso-descendentes em situação de retorno
Isabel Aires de Matos

Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a introdução de um ensino bilingue nas escolas portuguesas, tendo como público-alvo as minorias étnicas e os luso-descendentes em situação de retorno.



Las múltiples voces de la inmigración. Periodismo en Portugal
Por Mario de Queiroz

Los medios informativos de las comunidades de inmigrantes residentes en Portugal se han convertido en un lucrativo negocio para sus dueños, en una realización profesional para sus editores y en un importante nexo para sus lectores. Actualmente residen en el país cerca de 600.000 trabajadores inmigrantes, entre legalizados e indocumentados, una de las cifras más altas de la Unión Europea (UE) en relación con la población total, mucho mayor que las de Italia y España, y sólo (...)

O Português como segunda língua
Imigrantes na escola portuguesa

Vêm de outros sistemas de ensino. Uns são filhos de estrangeiros, outros de emigrantes portugueses regressados. Integram as escolas portuguesas mediante processos de equivalências de habilitações. O pior vem depois. O ensino da Língua Portuguesa é uma prioridade. Mas tudo depende do aluno e dos professores que o recebem. A escola nem sempre está preparada para lidar com eles. Sem financiamento extra para material pedagógico apropriado, mas com autonomia pedagógica, as escolas vão tacteando estratégias de ensino.



PONTES para OUTRAS VIAGENS. Escola e Comunidade Cigana: representações recíprocas
Luiza Cortesão, Stephen Store, Maria José Casa-Nova, Rui Trindade

O trabalho que agora se apresenta, pensou-se poder vir a contribuir para que aumente o conhecimento que a sociedade dominante tem não só da comunidade cigana, mas sobretudo das relações que se estabelecem à volta do processo de ensino-aprendizagem entre o bairro e a escola que acolhe as crianças deste grupo sócio-cultural.



Tempos e lugares dos ciganos na educação escolar pública
Maria José Casa-Nova

A educação escolar constitui-se numa fonte de poder. Não uma educação pensada de forma remediativa, mas uma educação no saber socialmente valorizado e que, por essa razão, é potenciadora de uma redistribuição do poder na sociedade.



The Educational Situation of Migrants and Ethnic Minorities in 15 EU Member States in Comparative Perspective
By Mikael Luciak

Aside from primary language and cultural differences as well as differences caused by the varying socio-economic conditions for different groups, discriminatory practices and unequal power relationships between the majority populations and minority groups negatively influence the educational attainment of minorities.








 

logo FETE-UGT logo UGT logo Fondo Europeo para la Integracion logo
©